A decisão Imperial n° 54, de 23 de Fevereiro de 1824, já dava instruções para a cobrança do pedágio na estrada aberta do porto do Agoassú até a ponte do Presídio do Rio Preto
Outra decisão imperial, a de 17 de dezembro de 1824, que recebeu n° 268 mandava abrir uma estrada desde o presídio de Rio Preto até entrar na Comarca de São João Del Rei.
Visão mais longa teve o Governo imperial, em seu decreto de 25 de junho de1831 que ordenava a ramificação e a construção das estradas de Mar de Espanha,Estrela, Comércio, Policia, Rezende e Picu. Toda a renda seria coletada no Registro do Paraíba.
Imitando esse gesto do Governo Imperial, a Assembléia provincial mineira, apresentou à sanção um projeto que foi feito lei, pela Resolução n° 407, de 12 de outubro de 1848, que autorizava ao governo da Província, a mandar continuar, sem demora, o alinhamento e construção da estrada geral do Presídio de Rio Preto, desde o lugar denominado Pisarrão até a Vila de Formiga, passando pela Vila de Oliveira.
Animado pela mesma idéia, o governo da Província do Rio de Janeiro procurou estudar esse problema e resolveu colocá-lo em execução, também, construindo para isso, a estrada Presidente Pedreira, que logo alcançou a freguesia de Conservatória, na mesma Província.
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