segunda-feira, 29 de junho de 2009

Doutro lado, à margem direita do rio Preto, pouco acima da fazenda Santa Clara, estendendo-se pelo território da freguesia de Santa Isabel do Rio Preto,município de Valença, sita a fazenda de São Matias, de Fernando Ferraz[1].




Vestígios das pedras que, outrora, serviram de alicerce para a sede da fazenda de São Matias de Fernando Ferraz.

Fernando Ferraz nasceu em 13/07/1863.

Era filho legítimo de Victorino Antônio Ferraz d’ Araujo e Mathildes Ignacia de Araujo, com 36 anos, casado, fazendeiro, natural da Villa de Valença de Minho, Portugal.



Abaixo da fazenda de São Matias,ergue-se a sede da fazenda de Pirapetinga, vendida por Manoel Pereira a Antônio Ignácio Ferraz.
Antônio Ignacio Ferraz é de origem portuguesa casado com uma das filhas de Dona Eleuteria Claudina Fortes,irmã do Barão de Monte Verde.




Comprou a fazenda de Pereira, por intermédiodo patrício de ambos, Joaquim da Fonseca Moura, negociante na Barra Mansa.[2]
Para essa compra, Ferraz arranjou dinheiro com o Comendador Thereziano, dando-lhe em garantia hipotecaria a mesma fazenda.




Abaixo da Pirapitinga, fronteiriça à fazenda de Santa Clara, sita a fazenda de Santa Tereza[3]de dona Eleuteria Claudina de Souza Fortes irmã de Tereziano, como foi afirmado.
Visão ao fundo,da fazenda de Santa Tereza.





























[1] Hoje (1938) fazenda do mesmo nome de propriedade da senhora d. Maria de Lourdes Leite de Andrade. Em 2009, seu nome é Santa Rita e tem outro proprietário.

[2] Chacrinha, distrito da cidade defronte a estação de São Luiz.
[3] Ainda temo mesmo nome. É de propriedade do capitão José dos Reis Duque.

Um comentário: