segunda-feira, 22 de junho de 2009

Outra, na Vila de Rio Preto, construída por ordem do então governador de Minas, d. Pedro Maria Xavier de Athayde e Mello, continuando a obra sonhada pelo governador e capitão geral, d. Rodrigo José de Menezes, que mandou abrir este sertão à mineração e permitiu seu povoamento criando o Registro de Rio Preto, sendo o 2º guarda mor, o capitão Francisco Dionísio Fortes, fundador da Vila de Rio Preto.
Pelo vale do rio Preto, nas confrontações Aiuruoca, Rio Preto e Valença, espalham-se as ricas fazendas dos Fortes, adquiridas por herança de seu maior que foi Francisco Dionísio Fortes.
A maior e mais importante é a fazenda de Santa Clara, de propriedade do Comendador Francisco Thereziano Fortes.








Pontilhão de Barbosa Gonçalves. Linha extinta da EFCB Vale do rio Preto, separando os Estados de Minas do Rio de Janeiro. Foto Darci.
Comendador Thereziano possui grande fortuna. É casado com d. Maria Thereza de Souza Fortes, baronesa de Monte Verde. Não tem filhos.[1]

[1] Em óbitos de Rio Preto, 1936. Folhas 07 Cemitério de Santa Clara. Data: 08/01/1836. Nome: Gêmeos Antônio e Francisco. Filhos : Capitão Francisco Thereziano Fortes.
Livro: 1833-1848. Pesquisa de FHOAA em Junho de 2009. Arquidiocese de Juiz de Fora. MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário